quarta-feira, 30 de maio de 2012

As 10 dicas para se proteger na Internet
•Sempre mantenha o antivirus do seu computador atualizado.
•Evite fornecer dados pessoais pela internet, principalmente em sites que não conheça a credibilidade.
•Não abre emails ou arquivos que não conheça a origem.
•Use senhas fortes com mais de 6 digitos, com números , símbolos, letras e tambem com maiúsculas e minúsculas .
•Nunca use a mesma senha para várias contas.
•Não use email do trabalho para coisas pessoais.
•Não faça compras ou acesse contas importantes através de lan houses ou computador de outra pessoa.
•Fique atento bancos eles nunca pedem informações por email.
•Cuidado com urls encurtadas você nunca sabe onde vai.
•Nunca acesse contas em redes sem fio públicas.

Leia mais em: http://www.webinforum.com/t1048-as-10-dicas-para-se-proteger-na-internet#ixzz1wLpHN0mE


Dicas para se proteger

Alguns cuidados ao ler e-mails

Verifique o remetente do email

Desconfie de e-mails que não tenham um remetente conhecido. Ao receber e-mail de pessoas desconhecidas duplique o cuidado em relação às mensagens. Principalmente, pense duas vezes antes de clicar em qualquer ligação no conteúdo da mensagem. Não acredite em ofertas milagrosas (do estilo "almoço grátis").
Tenha cuidado também com e-mails de um remetente conhecido. Caso o conteúdo do e-mail contiver arquivos, links para outras páginas ou imagens, verifique com o remetente a autenticidade da mensagem. Facilmente golpistas podem falsificar sua identidade de remetente como alguem ou alguma instituição de confiança.

Não baixe e nem execute arquivos não solicitados

Cavalos de tróia e outros programas que capturam senhas são "não solicitados". Se alguém conhecido enviar um arquivo que você não pediu, verifique com a pessoa se ela realmente enviou o arquivo, e pergunte qual o conteúdo deste. Evite, ao máximo, executar programas. Programas que têm o nome do arquivo (a extensão) terminado em alguma dessas: .exe, .scr, .pif, .cmd, .com, .cpl, .bat, .vir entre outros, podem ser, em alguns casos, maliciosos.

 Tópicos de segurança na Internet

Certifique-se de ter um antivírus atualizado no seu computador

Programas antivírus podem ajudá-lo filtrando possíveis ameaças vindas por e-mail. Entretanto, lembre-se: você é a primeira linha de defesa! O programa antivírus é a segunda linha. Os programas antivírus usam assinaturas determinísticas pra detectar programas maliciosos. As empresas de antivírus precisam primeiro receber um exemplar do vírus antes de prover uma assinatura e detectá-lo. Geralmente, a freqüência média de detecção dos vírus capturadores de senhas bancárias é menor do que 90%[1], independente da empresa que os fornece. Ou seja, mesmo tendo um antivírus atualizado não é garantido que o arquivo será identificado e bloqueado. Mas um antivirus atualizado aumenta as chances de detecção desses programas.

Certifique-se que o seu Windows esteja atualizado

Esse tópico não é exatamente relacionado ao phishing ou a mensagens recebidas por e-mail, mas é um item importante de segurança em geral na Internet. Estar com as atualizações automáticas habilitadas no Windows ajuda a corrigir possíveis falhas de segurança que possam existir, tornando o computador menos vulnerável a ataques. Principalmente, pode evitar a instalação de programas spyware, ad-ware entre outros.

Certifique-se de ter um firewall habilitado

Mais um item não relacionado a phishing, mas a segurança em geral. Ter um firewall instalado e habilitado bloqueia algumas tentativas de acesso externo ao computador tornando menos vulnerável a possíveis ataques externos.

Termos correlacionados, em inglês:
Advanced Persistent Threat Anti-phishing software Certificate authority Computer hacking Confidence trick E-mail spoofing FBI In-session phishing Internet fraud Pharming SMiShing Social engineering Spy-phishing Vishing White collar crime Wire fraud

pt.wikipedia.org/wiki/Phishing

terça-feira, 22 de maio de 2012

Tecnologia na educação.

o link:
http://www.youtube.com/watch?v=ri__cUCVsX8
Assistir

TECNOLOGIA

O que a escola faz com a tecnologia?
                 E o que a tecnologia faz com a escola?




A geração atual já nasceu sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. Muito já foi discutido sobre o uso das tecnologias e do computador na Educação. Com base em todas as discussões e experiências realizadas, confirmou-se que tais recursos devem constituir-se em ferramentas para apoio e desenvolvimento da aprendizagem acadêmica. Ou seja, o objetivo não é fazer com que os alunos aprendam informática simplesmente, e sim que aprendam melhor português, matemática e as demais disciplinas a partir do uso do computador.
Por isso, é importante que a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia se dê em conjunto com a comunidade escolar.





segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ao Professor!!!

ORAÇÃO DO PROFESSOR


Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar.

O COMPUTADOR PODERÁ SUBSTITUIR O PROFESSOR!

O saber ao vivo e em cores.

Em meu ponto de vista o professor jamais será substituido pelo computador, porque o conhecimento que o educador transmite ao educando não é bem assim para ser entendido sem aquele contato com o auxílio de um dialogo para que todas as vozes sejam ouvidas para um saber mais eficaz.
A “netiqueta”
Como se comportar corretamente no mundo virtual
·      Maiúscula: textos em maiúsculas (CAPS LOCK ativado), na maioria dos casos, dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação permitir, use o itálico ou negrito, mas sempre de forma moderada para nao poluir o texto.
……………………………………………………………………………………………
·      Erros de grafia: em conversas informais é normal que a norma culta da língua seja posta de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atencão para os erros que podem mudar o significado do que se quis dizer, como usar “mais” em vez de “mas”, “e” em vez de “é”, “de’ em vez de “dê” e ssim por diante.
…………………………………………………………………………………………….
·      Pontuaçao: por mais informal que seja, o interlocutor pode nao conseguir acompanhar o fluxo de pensamento do redator. Daí a necessidade de pausas. Por isso atenção à pontuaçao e à divisão de parágrafos.
…………………………………………………………………………………………….
·         Respostas: ao enviar repostas em fóruns, listas de discussão ou debates em redes sociais como Facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que está  falando ou a que está se referindo. Copie e cole um trecho da questão, dê nome ao que você pretende responder e evite deixar sua réplica solta sem referências às mensagens prévias nas quais você se baseou.
…………………………………………………………………………………………….
·         Público x privado: questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com o que se publica é essencial para evitar mal-entendidos e situações constrangedoras. Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva; leia o que escreveu e só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões ficarão registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas, como críticas ao seu chefe ou seu endereço.
Retirado= Revista Lingua Portuguesa. Ano 5- n° 64