quarta-feira, 30 de maio de 2012

As 10 dicas para se proteger na Internet
•Sempre mantenha o antivirus do seu computador atualizado.
•Evite fornecer dados pessoais pela internet, principalmente em sites que não conheça a credibilidade.
•Não abre emails ou arquivos que não conheça a origem.
•Use senhas fortes com mais de 6 digitos, com números , símbolos, letras e tambem com maiúsculas e minúsculas .
•Nunca use a mesma senha para várias contas.
•Não use email do trabalho para coisas pessoais.
•Não faça compras ou acesse contas importantes através de lan houses ou computador de outra pessoa.
•Fique atento bancos eles nunca pedem informações por email.
•Cuidado com urls encurtadas você nunca sabe onde vai.
•Nunca acesse contas em redes sem fio públicas.

Leia mais em: http://www.webinforum.com/t1048-as-10-dicas-para-se-proteger-na-internet#ixzz1wLpHN0mE


Dicas para se proteger

Alguns cuidados ao ler e-mails

Verifique o remetente do email

Desconfie de e-mails que não tenham um remetente conhecido. Ao receber e-mail de pessoas desconhecidas duplique o cuidado em relação às mensagens. Principalmente, pense duas vezes antes de clicar em qualquer ligação no conteúdo da mensagem. Não acredite em ofertas milagrosas (do estilo "almoço grátis").
Tenha cuidado também com e-mails de um remetente conhecido. Caso o conteúdo do e-mail contiver arquivos, links para outras páginas ou imagens, verifique com o remetente a autenticidade da mensagem. Facilmente golpistas podem falsificar sua identidade de remetente como alguem ou alguma instituição de confiança.

Não baixe e nem execute arquivos não solicitados

Cavalos de tróia e outros programas que capturam senhas são "não solicitados". Se alguém conhecido enviar um arquivo que você não pediu, verifique com a pessoa se ela realmente enviou o arquivo, e pergunte qual o conteúdo deste. Evite, ao máximo, executar programas. Programas que têm o nome do arquivo (a extensão) terminado em alguma dessas: .exe, .scr, .pif, .cmd, .com, .cpl, .bat, .vir entre outros, podem ser, em alguns casos, maliciosos.

 Tópicos de segurança na Internet

Certifique-se de ter um antivírus atualizado no seu computador

Programas antivírus podem ajudá-lo filtrando possíveis ameaças vindas por e-mail. Entretanto, lembre-se: você é a primeira linha de defesa! O programa antivírus é a segunda linha. Os programas antivírus usam assinaturas determinísticas pra detectar programas maliciosos. As empresas de antivírus precisam primeiro receber um exemplar do vírus antes de prover uma assinatura e detectá-lo. Geralmente, a freqüência média de detecção dos vírus capturadores de senhas bancárias é menor do que 90%[1], independente da empresa que os fornece. Ou seja, mesmo tendo um antivírus atualizado não é garantido que o arquivo será identificado e bloqueado. Mas um antivirus atualizado aumenta as chances de detecção desses programas.

Certifique-se que o seu Windows esteja atualizado

Esse tópico não é exatamente relacionado ao phishing ou a mensagens recebidas por e-mail, mas é um item importante de segurança em geral na Internet. Estar com as atualizações automáticas habilitadas no Windows ajuda a corrigir possíveis falhas de segurança que possam existir, tornando o computador menos vulnerável a ataques. Principalmente, pode evitar a instalação de programas spyware, ad-ware entre outros.

Certifique-se de ter um firewall habilitado

Mais um item não relacionado a phishing, mas a segurança em geral. Ter um firewall instalado e habilitado bloqueia algumas tentativas de acesso externo ao computador tornando menos vulnerável a possíveis ataques externos.

Termos correlacionados, em inglês:
Advanced Persistent Threat Anti-phishing software Certificate authority Computer hacking Confidence trick E-mail spoofing FBI In-session phishing Internet fraud Pharming SMiShing Social engineering Spy-phishing Vishing White collar crime Wire fraud

pt.wikipedia.org/wiki/Phishing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, pela sua postagem!!!